Como aplicar materiais Premium

Os materiais premium foram criados para você ter acesso a materiais que saltam da superfície! Mas isso não acontece? Então vem descobrir como usar esses materiais!

Principalmente nas versões 5.0 e 5.1 do V-ray os materiais Premium podem deixar de produzir o efeito desejado se você não aplicá-lo de forma correta! No vídeo abaixo você confere duas formas de evitar que os materiais Premium apresentem erros no displacement.

Para que o displacement dos materiais de qualidade Premium apareça é preciso aplicá-los em geometrias agrupadas e que não tenham materiais com configurações prévias aplicados. Também é preciso que a aplicação seja feita fora do grupo.

Para chegar nesse resultado você pode aplicar o revestimento 'Defaut' ou 'Padrão' antes de aplicar o material Premium

Caso o procedimento anterior não seja o suficiente você também pode adicionar uma geometria de displacement pelo V-ray, basta clicar no ícone da barra de ferramentas adicioná-la à superfície. Para configurar essa nova geometria você pode copiar o map de displacement aplicado no material e colar na textura da geometria. Por último é só ajustar os valores de amount, edge length e max subdivs

Os valores padrões de edge length e max subdivs usados nos materiais Premium são, respectivamente, 2 e 512. Esses valores garantem ótimos resultados com um bom desempenho.

Também é possível alterar esses valores de forma a obter melhores resultados, mas quanto menor o valor de edge length e maior o valor de max subdivs mais pesado ficará o material.

É importante lembrar que para utilizar os materiais Premium sem falhas é necessário utilizar a versão 1.1.8 do plugin e V-ray 4.2 ou mais recente.